O que é DX?

Por Leonaldo Ferreira da Silva em 18 de agosto de 2019

O radioescuta iniciante entra no mundo das escutas em ondas curtas com diversas dúvidas a respeito desse fascinante hobby. Uma dessas dúvidas é sobre a sigla DX, mas afinal de contas o que é DX?

Muitos ouvintes de rádio não se contentam com a simples sintonia e escuta de emissoras locais e regionais, que chegam com maior facilidade aos seus receptores, sendo facilmente encontradas no dial. A partir daí surge à grande necessidade de buscar emissoras longínquas de regiões tão distantes que seriam impossíveis de serem recebidas em seus receptores.

O DX significa contato à longa distância e acontece quando, por exemplo, no radioamadorismo, dois operadores de radio fazem contato através de suas estações.

O ouvinte de rádio em ondas curtas é apenas um simples radioescuta, se tão somente ele se mantém a ouvir determinadas emissoras, porém, quando ele passar a buscar emissoras distantes e a informá-las através do envio de relatórios de recepção ele passa a ser praticante do DX.

Com o envio do relatório de recepção as emissoras internacionais o radioescuta, agora dxista, recebe o cartão de QSL, uma espécie de confirmação para a escuta que foi realizada.

Para a boa prática do dx é necessário que o dxista precisa também adquirir alguns equipamentos mais sofisticados, ou até mesmo receptores de mão com mais sensibilidade e seletividade, há alguns modelos fabricados na China que tem ótimo desempenho e são ideais para o dx. Não se pode esquece do uso de uma boa antena e aterramentos no seu local de escuta e equipamentos.

Muitos dxistas buscam QSL dos mais distantes locais até chegarem aos 100 países confirmados e guardam cada um deles como um prêmio alcançado.

Em breve apresento um artigo sobre cartões QSL.

Forte 73!