Iniciando nas ondas curtas

 Por: Leonaldo Ferreira da Silva – 17 de agosto de 2019
Shack – Foto: DXWays-br

Muitos ouvintes de rádio de ondas curtas iniciam no hobby sem o conhecimento necessário para a prática do DX e buscam apenas sintonizar as emissoras mais potentes, que são mais fáceis de serem captadas.

Os iniciantes da radioescuta em ondas curtas por muitas vezes não possuem equipamentos sofisticados e utilizam rádios portáteis de baixa qualidade e que apresentam preços mais populares no mercado.

Montar um local de escuta é sempre muito importante para a prática do hobby. O radioescuta deve ter um local (shack) onde ele possa posicionar seus equipamentos e fazer anotações sobre as escutas tanto para os seus primeiros contatos com as emissoras, quanto para o preenchimento dos seus primeiros relatórios ou informes de recepção.

Com o passar do tempo o radioescuta começa a sentir a necessidade de ouvir emissoras de rádios mais distantes e naturalmente passa a praticar o DX, que não tem um significado definido, mas pode ser descrito com buscar algo além do possível, algo distante, em busca do desconhecido.

A partir deste momento o radioescuta passa a querer equipamentos com maiores recursos e maior sensibilidade (capacidade aguçada de recepção de sinais) e maior selitividade (capacidade aguçada de sintonia entre emissoras no dial) estando sempre busca das mais longínquas emissoras de rádio.

O radioescuta que se intitula dxista passa também a manter contato com as emissoras nacionais e internacionais apenas para enviar-lhe informações técnicas, através dos seus detalhados informes de recepção, diferente de quando havia iniciado na prática da radioescuta, quando somente enviava cartas ou e-mail reportando que estava na escuta e conversando coisas do seu dia a dia.

O radioescuta também busca conhecimentos sobre informes de recepção, ler artigos buscando informações sobre a montagem e instalação de antenas para uma melhor recepção das ondas curtas e técnicas avançadas para um melhor desempenho na prática desse fascinante hobby.

Você pode conferir outros artigos acessando http://www.leoferreiradx.com/artigos que contém textos sobre antenas, equipamentos e muito mais.