World Music Radio está de volta em 15805 kHz

single-image

Depois de estar fora do ar em ondas curtas desde setembro de 2019, a World Music Radio (WMR) agora está de volta em 15805 kHz usando uma antena yagi de 3 elementos irradiado para o sul todos os sábados e domingos das 07:00 às 20:00 UTC.

A potência do transmissor é de 200 Watts e o sinal é audível em todo o mundo para DXers dedicados. No entanto, é necessário um bom receptor, uma boa antena e um local de escuta sem interferência feita pelo homem – assim como paciência e escuta na hora certa do dia (quando a propagação é ideal) – para capturar a WMR em 15805.

A melhor recepção geralmente está em Sul da Europa, mas também é possível receber 15805 kHz no Oriente Médio, em toda a África, em partes da América do Sul e na parte oriental da América do Norte. Também na Ásia “em um bom dia”. Às vezes, o 15805 kHz sofre de alguma interferência de uma estação chinesa em 15800 kHz. Às vezes, a propagação de salto curto proporciona uma excelente recepção na Europa Central. Mas a propagação está mudando o tempo todo e captar os sinais de baixa potência do WMR em 15805 kHz é realmente um desafio para os DXers na maioria dos lugares – ao contrário do curso de captar grandes emissoras internacionais com 100.000 a 500.000 Watts de potência. Observe que os sinais do WMR em 15805 kHz são adequados apenas para a audição AM, portanto, não use SSB.

Os relatórios de recepção são reconhecidos por um eQSL pelos relatórios enviados para wmr@wmr.dk – ou por um cartão QSL (além de adesivos e pelo tempo que durar o estoque: uma flâmula) pelos relatórios enviados à World Music Radio, PO Box 112, DK – 8960 Randers SØ, Dinamarca (inclua postagem de retorno – 2 IRCs, 5 euros ou equivalente. Desculpe, mas 1 ou 2 USD não servem). Observe que os relatórios de recepção usando receptores remotos (como SDRs Kiwi remotos) não são QSLed.

Há duas razões para ficar fora do ar por vários meses. Primeiro, a agência de telecomunicações dinamarquesa se recusou a conceder uma nova licença para utilizar “frequências fora da banda em uma base de não interferência”. Esta questão foi resolvida, pelo menos temporariamente. O segundo problema foi uma tempestade que danificou a antena yagi. A antena foi reparada há alguns dias e agora funciona muito bem novamente – a partir do local do transmissor, ao norte de Randers, na Jutlândia Oriental, na Dinamarca.

Randers também costumava ser o local do transmissor WMR transmitindo em 5840 kHz (100 Watts) em uma antena V invertida – de janeiro de 2018 a setembro de 2019. Um novo transmissor de 500 Watts foi adquirido e um novo local de transmissor para o 5840 kHz foi encontrado – e uma nova antena dipolo será instalada. Espera-se que o 5840 kHz volte ao ar até o final de abril de 2020. Transmitindo 24 horas por dia, sete dias por semana.

Os planos para cobrir Copenhague com MW 927 kHz estão progredindo muito lentamente. No entanto, um local de transmissão foi encontrado em Hvidovre, e espera-se que 927 kHz esteja no ar no final de junho de 2020.

Enquanto isso, a World Music Radio também pode ser ouvida na Internet via www.wmr.radio e várias plataformas como radio.garden, TuneIn, Radio.Net e Streema.

Melhores 73s

Stig Hartvig Nielsen,

Rádio da música do mundo – Radio208 – Hartvig Media ApS

OBS: Crédito da foto para Stig Hartvig Nielsen

Com Antônio Avelino – Dx Clube Sem Fronteiras