Após 59 anos CRI encerra programação em Português via Ondas Curtas

single-image

Um comunicado entristece os ouvintes de rádio de ondas curtas do Brasil e do mundo nos países que falam o idioma Português.

A Rádio Internacional da China (CRI) encerrou suas transmissões em português através das ondas curtas no último 23 de setembro. A informação foi confirmada pela emissora através de e-mail.

A emissora foi fundada em 03 de Dezembro de 1941 e começou a transmitir em Português ininterruptamente a partir de 1960 conquistando ouvintes do Brasil, Europa e Africa.

A CRI é uma emissora estatal que transmite sua programação para todo o mundo, com o objetivo de apresentar a China ao mundo e vice-versa, assim como de aumentar a compreensão e a amizade entre os povos da China e de outros países.

A CRI transmite programas em 61 idiomas. O tempo diário de transmissão acumulado da CRI passava de 1.520 horas.

Durante o ano de 2008, a emissora recebeu 2,7 milhões de cartas e emails de ouvintes de 161 países e regiões. O número de clubes de ouvintes alcançou cerca de 3.600 em todo o mundo. A CRI tornou-se uma das maiores emissoras internacionais em termos de número de idiomas de transmissão, horas de programação e número de cartas recebidas.

A CRI é uma entidade multimídia, incorporando todos os meios de comunicação de massa, como jornais, rádio, televisão, internet e novas mídias. O desenvolvimento da CRI é baseado em uma estrutura completa, equipamentos racionais, tradição, multimídia e orientação para o futuro.

A CRI estabeleceu 30 escritórios ao redor do mundo, enquanto escritórios locais foram criados em todas as províncias da China, além das regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau. Esses escritórios constituem uma enorme rede de informações.

Durante décadas de desenvolvimento, a CRI gradualmente agregou uma equipe altamente qualificada e profissional, composta por cerca de 1.000 tradutores especializados em 38 idiomas estrangeiros, além de mais de 700 editores, repórteres e técnicos e mais de 130 funcionários estrangeiros.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.