Ouvindo serviços horários em ondas curtas e tropicais

single-image


Alguns países ao redor do mundo mantém ativas atualmente estações de rádios que difundem apenas sinais horários e de tempo ou temperatura.


Estas estações também são utilizada para o estudo de mudanças na atmosfera e ou ionosfera e até mesmo para o entendimento de mudanças climáticas no planeta.

Navegando no Dial de um aparelho de rádio com bandas de Ondas Curtas e Tropicais é possível escutar algumas dessas estações, que operam com baixa potências, mas que demonstram regular sintonia.

No Canadá, por exemplo, existe uma estação deste tipo que opera na frequência de 3.330 Khz, trata-se da CHU, uma estação de rádio com sinal horário operada pelo Instituto de Padrões Nacionais de Medição do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá.



Outra do tipo e com regular sintonia no Brasil é WWVB uma estação de rádio de sinalização de tempo localizada perto de Fort Collins, Colorado sendo operada pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) do Estados Unidos da América. A estação está no ar em 15.000 Khz e 5.000 Khz, mantendo um padrão de transmissão para estudos diversos.




Estações deste tipo, como já foi dito no inicio deste post, existem em diversos países do mundo, como na China, Rússia, Reino Unidos e outros. Essas estações estão espalhadas por várias frequências e nem sempre podem ser facilmente captadas por equipamentos populares.

No Brasil uma estação deste tipo também opera e difunde o Serviço da Hora Legal Brasileira, sendo definida através de um relógio atômico instalado no Observatório Nacional com sede no Rio de Janeiro. 

Mesmo sofrendo inerência de outras estações, algumas vezes, sempre tem regular sintonia em diversas regiões brasileiras, operando na frequência de 10.000 Khz.




Léo Ferreira DX

Leave a Comment

Your email address will not be published.