O jornalista, cronista e escritor Ivan Lessa, de 77 anos, morreu em Londres, na sexta-feira (8). A mulher de Lessa, Elizabeth, o encontrou sem vida em casa. Segundo informações do G1, ela estima que a morte tenha ocorrido entre as 16 horas e as 18h30 (horário de Londres). A viúva afirmouq que o jornalista sofria de enfisema pulmonar e problemas respiratórios graves.
Ivan Pinheiro Themudo Lessa nasceu em 9 de maio de 1935, em São Paulo. Filho do escritor Orígenes Lessa, foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, ao lado de nomes como Sérgio Cabral (pai do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho), Paulo Francis e Millôr Fernandes. A publicação, lançada em 1969, exerceu um importante papel de oposição ao regime militar.
Lessa escreveu três livros: Garotos da Fuzarca (contos, de 1986), Ivan vê o mundo (crônicas, de 1999) e O luar e a rainha (2005).
O jornalista trabalhou também na TV Globo e colaborou como publicações brasileiras como os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e as revistas Veja e Playboy.
O jornalista era colunista da BBC Brasil. Lessa colaborava com a rede britânica desde 1978, quando deixou o Brasil para morar em Londres, de acordo com nota publicada no site da BBC. Atualmente, escrevia três colunas semanais. A última coluna de Ivan Lessa foi ao ar na sexta-feira pela manhã.
Fonte: Site da BBC Brasil