Home Notícias Landell de Moura é reconhecido como herói nacional

Landell de Moura é reconhecido como herói nacional

O padre Roberto Landell de Moura foi inscrito no livro dos Heróis da Pátria. A inscrição foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União do dia 30 de abril deste ano.


Landell de Moura realizou, no final do século 19, as primeiras transmissões de voz entre aparelhos sem fio, utilizando ondas eletromagnéticas. Ele também projetou a televisão, o teletipo e o controle remoto por rádio. Ele é considerado pioneiro na área de telecomunicações.

Na época a população o julgava como sendo um maluco ou até mesmo feiticeiro, muitos de seus inventos foram patenteados no Brasil e nos Estados Unidos, porém, não obteve reconhecimento das autoridades.

O Padre Landell caiu no esquecimento das pessoas sem receber nenhum apoio oficial. Através da comunidade internacional Guglielmo Marconi foi reconhecido como inventor do rádio na Itália.

Em 2009 surgiu o movimento Landell de Moura que luta para que o padre cientista seja reconhecido como o “pai do rádio” pelos brasileiros.

A inscrição do nome do Padre Landell de Moura se dá em homenagem ao 150 anos do seu falecimento lembrado em 2011.


Leonaldo Ferreira

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

Confira as frequências de algumas emissoras brasileiras em Ondas Curtas

Algumas emissoras brasileiras ainda permanecem ativas nas ondas curtas e sendo captadas em todos o território brasileiro e até mesmo em outros países. Confira...

Rádio Taiwan Internacional está com nova programação e frequências para as emissões em espanhol

A Rádio Taiwan Internacional divulga suas novas frequências, horário e programação das emissões em espanhol através das ondas curtas. Confira: Horários e frequências para ouvir...

Confira as frequências da Rádio Exterior da Espanha válidas até março de 2021

As frequências de transmissão e áreas de cobertura da Radio Exterior de España, de segunda a sexta-feira, são as seguintes: - África e Atlântico Sul,...

Novas frequências da Rádio Romênia Internacional em Espanhol

A partir de 25 de outubro de 2020 e até 28 de março de 2021, as transmissões em espanhol, por onda curta, da Rádio...